DEUS É FIEL

sábado, 20 de julho de 2013

Firmeza de Propósito – O Tempo

Firmeza de Propósito – O Tempo
Neemias, os muros e o tempo
A Bíblia diz no livro de Eclesiastes que tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
Também diz que pra todo propósito há tempo e modo.
Mas diz a palavra de Deus que o homem não conhece o seu tempo.
Apesar disso, quando temos um propósito e batalhamos para que ele se concretize, entendemos que o tempo de Deus está próximo. Foi o que aconteceu com Neemias, Neemias era copeiro do rei Artaxerxes, mas vendo a destruição de Jerusalém resolveu com firmeza de propósito voltar a cidade natal e reconstruir os muros. Jerusalém passava por miséria e desprezo, seus muros fendidos e suas portas queimadas.
Só que Neemais não ficou apenas na vontade de fazer, ele “correu atrás” do que precisava.
Muitas vezes, o cristão possui uma intenção boa, mas pela falta de iniciativa prática acabando se frustrando no propósito.
Primeiramente Neemias orou a Deus, depois determinou o propósito, ou seja reconstruir os muros.
Logo em seguida, foi atrás da permissão do seu chefe, do material para construção e por último a mão de obra para a edificação.
Vemos que todo propósito existe um modo de ser feito. Neemias não fez de qualquer jeito, como muitos fazem.
Porém, como já foi dito para todo propósito há um modo, mas também há um tempo. Foi estipulado um tempo para o propósito de Neemias. Muitas pessoas não obtém as promessas e a concretização do propósito pois se perdem no tempo. Ao ser perguntado neemias estipulou um tempo.
É importante que traçamos um tempo para todo propósito. Lembrem-se nem todo propósito se cumprirá no “nosso tempo”, mas “todo propósito de Deus se cumprirá no Seu tempo”. Mais do que propósito de um homem, a reconstrução dos muros era um plano de Deus. O mesmo que Deus que permitiu que destruisse, foi o mesmo que permitiu que reconstruísse, isso porque o problema não estava no templo, mas no relacionamento do povo com Deus.
O plano de Deus sempre será “reconstruir” o nosso relacionamento com Ele. Relacionamento este que já estava com rachaduras.
Porém, quando temos firmeza de propósito é certo que teremos conspirações e oposições e veremos alguns inimigos da obra em nosso caminho. Apesar da oposição e conspiração dos “inimigos da obra”, o propósito de Deus foi cumprido.
A história de Neemias fala de oração, perseverança e trabalho que são ferramentas importantes para a concretização de um propósito. Também fala de unidade, determinação e planejamento estratégico (organização e tempo). Fala de brechas abertas pelo pecado, mas também de confissão e arrependimento que resultam em novos muros edificados em aliança com Deus.
O Tempo
Aquele que determina o tempo(a hora certa) e o modo (maneira de agir) é o Senhor.
Diz a palavra diz que o nosso tempo está nas mãos de Deus, e Ele que nos livre de nossos inimigos eque nos cinge de força.
Existe tempo para derribar, mas também para edificar. O tempo pertencem a Deus, mas cabe a nós edificar aquilo que foi destruído e reconstruir aquilo que foi derrubado. Aquele que tem o propósito firme obterá a benção, terá a paz e a confiança do Senhor
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário