DEUS É FIEL

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

"A Paciência de Jó ou a Misericórdia de Deus!""

"Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouviste qual foi a paciência de Jó, e viste o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso."  Tiago 5.11


No texto bíblico do livro de Tiago capítulo 5.7-12, temos o discurso do apóstolo à respeito da paciência. Ele começa o texto falando dos que suportaram as aflições e menciona o exemplo de Jó.
Este personagem, todos conhecemos ou já ouvimos falar de sua história, recheada de dor e aflições, porém o ponto principal dela não é tanto a reconstrução de sua vida, mas sim, a ação de Deus.
Apesar de toda a história girar em torno de Jó, Deus é o sujeito dominante das ações. Em toda a história de Jó, Deus tinha o controle de tudo, inclusive das investidas de Satanás ( Jó 2.6 ), e depois que todos os argumentos humanos chegaram a um impasse, Deus toma o controle , no tempo devido, e Ele decide como as coisas devem suceder.
Pensemos então em Deus, pois como disse o apóstolo Tiago "ele é misericordioso e piedoso."
Através da história de Jó, vimos que o sofrimento é algo presente na vida de todos e que pode, muitas vezes, trazer benefícios e crescimento.
O fundamental não é o sofrimento e nem a ausência dele, mas o fundamental é Deus.
Ele não faz o mal, mas permite, porém Ele faz o bem, Ele recupera, Ele restaura, Ele restitui.
O sofrimento não assusta um crente no Senhor Jesus. Ele mesmo experimentou o sofrimento, "Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores..."(Isaías 53.3 )
Deus é cheio de misericórdia e compaixão a ponto de por limites à carga que se abate sobre nós, Ele não permite algo maior que podemos suportar.
Deus recompensa aquele que permanece fiel nas provações, não ficamos abandonados e somos recompensados, e é por causa Dele mesmo, por causa de Seu caráter, que Ele nos socorre. Deus é sempre fiel.
Lembremo-nos, então, sempre:
* que Deus conhece os que são seus e até onde podem ser provados;
* que Deus, em sua sabedoria, interfere no momento certo;
* que Deus, na sua grande misericórdia e compaixão, nos socorre sempre.
Prossigamos em conhecer a Deus, o seu caráter e amor.
Que a cada dia possamos aprender que ao invés de abandonar a fé, devemos enfrentar nossas lutas, lembrando e buscando sobretudo ao nosso Senhor, "pois o Senhor é muito misericordioso e piedoso."  Tiago 5.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário