DEUS É FIEL

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Virei a Ti Na Primavera - É sobre Fé



" Fé é contemplar a seca de sombrinha na mão acreditando na chuva"



“Haveria  coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, tornarei a ti por este tempo da vida e Sara terá um filho” Gn18:14 Falaremos de passagem, de um novo tempo, em que os invisíveis desejos de nosso coração foram regados pela fé e Deus, em Seu poder e Glória marca dia e hora para cumpri-los. No versículo chave de nosso estudo ( Gn. 18:4)  Deus fala a Sara e Abraão que tornará a visitá-los “por este tempo”, e que tempo era aquele? Era páscoa: Começo da primavera. Sendo assim, o que Deus prometeu foi: “ Tornarei a ti na primavera” Gn.  18:14. Algumas traduções trazerem claramente a palavra “primavera” nessa parte das escrituras.


Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera.  A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra "páscoa" – do hebreu "peschad", em grego "paskha" e latim "pache" – significa "passagem", uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro.

Os gregos, supersticiosamente comemoravam a chegada da primavera reverenciando a deusa Ostera que segurava um ovo em uma das mãos enquanto observava um coelho, símbolo de fertilidade, pular alegremente em redor de seu pés desnudos.


Para judeus e cristãos a “pache”, passagem, ou Páscoa ganha novo significado. Deus destrona os falsos deuses do Egito demonstrando ter domínio sob toda a natureza: vegetal, animal e humana. Nesse cenário, como última e definitiva estratégia de libertação dos israelitas, Jeová orienta Moisés a marcar a residência dos israelitas com sangue de Cordeiro. O sangue era sinal de vida, libertação. Assim na noite em que há morte e pranto nas tendas dos Egípcios, há alegria, renascimento e libertação para os judeus. Ostera, deusa pagã é reduzida a pó. O novo tempo, não seria mais uma comemoração a sua divindade, mas ao Único e Verdadeiro Deus.

É necessário fazermos esse “passeio” na história para compreendermos bem o que Deus disse para Sara e Abraão: “Tornarei a ti no ano vindouro, na primavera e Sara terá um filho”


Sonhos Regados Pela Fé

Digamos que o casal de velhinhos (Sara e Abraão), estavam como a moça da imagem que ilustra o artigo: Vivendo na seca segurando um guarda chuva. A fé os sustentava, alimentava. Para Sara, a menopausa já havia chegado, como poderia ainda ter filhos? Uma árvore seca, de mortas raízes, daria frutos porventura?  Pensando naturalmente não. Impossível !

“Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós. (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.” Rm. 5:16,17

Somente pela fé viveria Abraão. Sem ela sua vida não faria sentido. Ele dormia e acordava instigado pela visão de Isaac correndo para abraçá-lo. Cada criança que se apresentava a sua frente, ele via Isaac, seu herdeiro. Somente pela fé, o casal viveria um novo tempo que recriaria o relacionamento em graça e vigor.

Essa fé, presente em Abraão está disponível para nós através de Cristo Jesus. Você pode dizer: Não consigo ter essa fé, nem todos podem tê-la, somente os que Deus escolheu para tê-la. E firmada na Palavra de Deus, repito o que está escrito nos Evangelhos:

“Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivesses fé como um grão de mostarda direis a esta amoreira : Desarraiga-te daqui e planta-te no mar; e ela te obedeceria.  Lc 17:5.

Essa fé Bíblica, não vem de um esforço natural do homem, de sua mente, de outra sorte, não seria fé. Ela vem de um relacionamento sincero com Deus, do buscá-Lo e compreender Sua vontade. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus” Rm 10:17

Abraão ouviu a promessa e acreditou, e por que acreditou? Pela fé somente. Ele conseguiu ver o que ainda não era concreto. Deus falou e tudo se formou na íntimo de Abraão: Sim Senhor creio que me darás um herdeiro, na primavera, consigo ver o riso de meu filho, a cor de seus cabelos, seus olhos a fitar-me. Obrigada Deus!

Davi em um de seus Salmos afirma que através da Palavra de Deus ele é sustentado de forma a não perecer diante das aflições: “ Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição” Sl 119:42.

Essa fé que nos torna herdeiros do Reino é regada pela Palavra: Quanto mais A conhecemos  mais fé temos. Não falo de um conhecimento histórico, cientifico, literário, mas de um conhecimento instituído pelo amor: Creio porque amo Deus e amo a Deus porque O conheço. Conhecer plenamente é impossível porque Deus não pode ser apreendido em Sua totalidade pela mente humana, mas conheço o que Ele me revela e o que Ele me revela é o Suficiente para me sustentar.

Sendo assim, te convido a crer como Abraão e a viver como Davi. Te convido a amar O que te ama de tal forma que o amor que se faça em ti seja maior do que toda impossibilidade e aflição.


A Recompensa para os que amam


As folhas caíram devagar uma por uma, até que os galhos se tornaram nus e o chão coberto de folhas.  As  “ lágrimas” das árvores adubaram o solo que fez reviver a raiz, e as folhas e os frutos. Era primavera...




“ E o Senhor visitou a Sara como lhe tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha prometido. E concebeu Sara e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus  lhe tinha falado. E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque” Gn 21:1-3. Eis a passagem, a páscoa de Sara e Abraão, o novo tempo.

Que a Primavera se faça em Vós

Existe uma ordem natural no mundo feita por Deus: “Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão” Gn.  8:22 . Essas estações também ocorrem em nossas vidas, graças a Deus por isso! A noite pode representar a dor, o sofrimento, mas é nesse período que repousamos e renovamos nossas forças para viver o dia. É em meio a aflição que exercitamos nossa fé, aprendemos a crer no invisível, no que as trevas fazem questão de tentar ofuscar.

Se estamos firmados em Deus e temos fé Nele, viveremos Primaveras. Um tempo em que toda lágrima serviu de adubo, toda sequidão virá convertida em folhas e frutos. Deus não mudou. Ele chama a mim e a você para ouvi-Lo, para crer que Ele pode, que nos ama eternamente e quer nos conceder Isaac's. Nunca desista de crer. Não desanime, porque “Deus virá a ti na Primavera”, marcando a passagem e renovando-lhe a vida em graça e realizações.

Deus vos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário