DEUS É FIEL

domingo, 13 de abril de 2014

Ver os problemas você verá, sofrer por causa deles é opção sua!

“Quando saíres à peleja contra os teus inimigos e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, não os temerás; pois o SENHOR, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, está contigo.” (Deuteronômio 20.1)
O povo israelita estava prestes a entrar na terra prometida por Deus. Deus os sustentou no duro e árido deserto durante longos 40 anos. Imagino a ansiedade dos corações deles para entrar logo na terra prometida e ter cada um o seu pedaço de chão onde desenvolver uma vida mais próspera do que a dura vida do deserto. Afinal, Deus prometeu a eles uma terra que “mana leite e mel” (Deuteronômio 6.3).

Mas nem tudo eram flores!
Deus, de antemão, os avisa que haveria guerra, que haveria batalhas, já que a terra estava nas mãos de outros povos, que deveriam sair dali, mas, certamente, não sairiam por livre e espontânea vontade.
Logo quando entrarem na terra prometida, Deus garante a eles que veriam cavalos, carros e vários povos em muito maior quantidade do que eles aguardando para acabar com eles, pois eram uma ameaça.
Talvez para muitos um motivo para ficarem ansiosos, tristes, depressivos, apreensivos, negativistas… a visão que iriam ter não seria nada animadora. Tinha todo potencial para trazer sofrimento!
Talvez muitos de nós tenhamos visões como essas no nosso dia a dia. Parece que tudo está jogando contra. Sofremos muito por causa disso! Sofremos pelo que estamos vendo!
Deus, porém, diz como o povo deveria encarar o que estavam vendo: “…não os temerás; pois o SENHOR, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, está contigo.” (Deuteronômio 20.1).
Deus os chama a uma atitude de fé. Vejam o tamanho do problema, mas não sofram por causa ele, pois Eu estou com vocês! Essa é a palavra do Senhor Deus àquele povo! Uma chamada à fé!
Talvez você esteja vendo grandes problemas em sua vida. E a visão deles talvez esteja trazendo o temor, a amargura, o desespero, a ansiedade ao seu peito. O Senhor te chama a ver os problemas, mas não sofrer por eles. A decisão é sua! Os problemas estão ai, porém, o sofrer por causa deles é uma opção sua.

Pensemos juntos: Se o sofrimento é uma opção, por que tenho feito essa opção ruim em minha vida? Por que não optar por não temer os problemas, confiar no cuidado de Deus e ser vitorioso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário